Inicial > Notícias > Clubes alegam que Jean e Gilberto atuaram de forma irregular e Vasco pode perder pontos

Clubes alegam que Jean e Gilberto atuaram de forma irregular e Vasco pode perder pontos


Uma publicação no site da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) mobiliza os bastidores do Campeonato Estadual. Clubes grandes e pequenos do Rio, ao consultarem ontem o Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da entidade, constataram que as datas de inscrição ou de registro dos jogadores Jean e Gilberto, recentemente contratados pelo Vasco, são posteriores aos prazos previstos no regulamento para que ambos pudessem ter participado do jogo com o Resende, no dia 5 de fevereiro, pela terceira rodada da Taça Guanabara.

A denúncia pode ser feita com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, “incluir na equipe atleta em situação irregular”. A pena prevê, além de multa que pode ir de R$ 100 a R$ 100 mil, a perda de três pontos e mais a anulação da pontuação conquistada na partida, o que totalizaria seis pontos. O Vasco ganhou a partida por 2 a 1.

A possível irregularidade seria comprovada inicialmente pelo artigo 14 do regulamento do Estadual. Nele, diz que “Observadas as disposições do RGC, o prazo de inscrição de atletas para a fase principal do campeonato termina no penúltimo dia útil que anteceder a 4ª rodada da Taça Guanabara.” Em seu inciso segundo, a orientação é que “Para cada uma das demais partidas (2ª, 3ª e 4ª rodadas da Taça Guanabara) somente poderão participar os atletas inscritos até o penúltimo dia útil que a anteceder e cujo registro conste no BIRA sem pendências, até o último dia útil que anteceder a partida”.

Os dirigentes dos clubes que levantam a suspeita evitam se pronunciar abertamente, mas passaram a segunda-feira consultando toda a documentação dos dois vascaínos. Procurado pelo GLOBO, o vice jurídico do Vasco, Paulo Reis, limitou-se a dizer que não é responsável por fazer inscrições e que “se houvesse problema, eu seria acionado”.

Segundo Reis, a inscrição é feita pelo departamento de futebol. Também ouvido, Anderson Barros, gerente de futebol do clube, disse que o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF publicou os nomes de Jean e de Gilberto no dia 3, ou seja, dois dias antes do jogo contra o Resende. O Vasco entende que teria havido um erro burocrático da Federação ao publicar a informação em seu site. O clube argumenta que a CBF só poderia dar o jogador por legalmente inscrito caso a Ferj assim informasse.

Segundo o regulamento do Estadual, para atuar pela segunda, terceira ou quarta rodada da Taça Guanabara, um jogador precisa ter sido inscrito – ainda que sem toda a documentação – até dois dias úteis antes de cada partida. E teria que ter seu nome publicado no BIRA, sem pendências, até o último dia útil antes do jogo. Ou seja, para que enfrentassem o Resende, Jean e Gilberto teriam que ser inscritos até o dia 2 de fevereiro, além de ter seus nomes publicados no boletim da Ferj até o dia 3.

Até ontem à noite, a informação do site da Federação era de que a data de protocolo da inscrição do volante Jean era 3 de fevereiro. Ou seja, um dia após o previsto no regulamento. E o campo “Gerado”, que no entender dos clubes que contestam a regularização dos atletas equivaleria à publicação final, sem pendências, consta como 6 de fevereiro, às 13h50m O que significaria que o jogador só cumpriu o previsto no regulamento no dia seguinte ao jogo, já que o Artigo 14 fala em publicação no BIRA, e não em publicação no boletim da CBF.

Em relação ao lateral Gilberto a data de protocolo na Ferj está publicada no site como 2 de fevereiro, o que cumpre o regulamento. No entanto, a inscrição consta como gerada também no dia 6 de fevereiro, às 13h50m. Jean entrou no intervalo do jogo com o Resende. Gilberto permaneceu no banco de reservas.

Para que o Vasco corra algum risco de ser julgado pela escalação dos jogadores, seria que preciso que algum clube oferecesse denúncia. Ou que a procuradoria do TJD da Federação o fizesse.

 

Fonte: O Globo Online

Categorias:Notícias Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: